Alimentos que deve comer durante a menstruação

Saiba que alimentos deve comer durante a menstruação

Ter uma alimentação saudável nesta fase do ciclo é essencial, de modo a evitar carências nutricionais e a atenuar os sintomas provocados pelas alterações homonais. Saiba que alimentos deve comer durante a menstruação.

  • Adaptado a partir do livroDieta: Um Modo de VidaAna Bravo e Luís Matos (Arena)

  • EdiçãoRita AlvesJornalista

  • ColaboraçãoDra. Ana BravoNutricionista
  • Dr. Luís MatosNutricionista

É a última etapa do ciclo menstrual. Acontece quando o óvulo não é fertilizado, levando a que o revestimento do útero (então preparado para uma eventual gravidez) seja expelido através da vagina, explica o site da Mayo Clinic. Nesta altura, os níveis de progesterona e de estrogénio descem, terminando, assim, um ciclo.

Tal como a síndrome pré-menstrual, também nesta fase existem sintomas característicos. Há maior sensibilidade emocional e irritabilidade, e sensação de cansaço e dor (tipo cólica), que dependem da abundância do fluxo menstrual. Além disso, devido às perdas de sangue, há uma perda de ferro, que deve ser compensada através da alimentação.

O que comer durante a menstruação

Os nutricionistas Ana Bravo e Luís Matos indicam, no livro Dieta: Um Modo de Vida (Arena), o que deve comer durante a menstruação para aliviar sintomas e não passar por carências nutricionais.

Fígado de porco, vaca ou vitela, e carnes vermelhas
Fígado de porco, vaca ou vitela, e carnes vermelhas

São ricos em ferro, essencial para compensar a perda deste mineral durante a menstruação. Mas atenção: por conterem gorduras saturadas, consuma-os com moderação.

São ricos em ferro, essencial para compensar a perda deste mineral durante a menstruação. Mas atenção: por conterem gorduras saturadas, consuma-os com moderação.

Ostras ou amêijoas
Ostras ou amêijoas

São, também, ricas em ferro, e o corpo tem maior facilidade em absorver este nutriente através de alimentos de origem animal.

São, também, ricas em ferro, e o corpo tem maior facilidade em absorver este nutriente através de alimentos de origem animal.

Leguminosas
Leguminosas

É o caso do feijão, do grão-de-bico e das lentilhas. São opções não animais ricas em ferro.

É o caso do feijão, do grão-de-bico e das lentilhas. São opções não animais ricas em ferro.

Hortícolas de folha verde
Hortícolas de folha verde

São também fontes de ferro. É o caso dos espinafres, da salsa ou dos coentros.

São também fontes de ferro. É o caso dos espinafres, da salsa ou dos coentros.

Alimentos ricos em vitamina C
Alimentos ricos em vitamina C

Quando aliados ao ferro de origem vegetal, estes alimentos facilitam a sua absorção. É o caso do quivi, papaia, laranja, limão ou morangos.

Quando aliados ao ferro de origem vegetal, estes alimentos facilitam a sua absorção. É o caso do quivi, papaia, laranja, limão ou morangos.

Pevides de abóbora ou de girassol
Pevides de abóbora ou de girassol

São um snack saudável. Opte por pevides sem sal e com casca. Assim, demoram mais tempo a ser comidas.

São um snack saudável. Opte por pevides sem sal e com casca. Assim, demoram mais tempo a ser comidas.

Pipocas
Pipocas

Preparadas em casa, sem sal nem açúcar, são uma forma de petisco saudável.

Preparadas em casa, sem sal nem açúcar, são uma forma de petisco saudável.

Gelatina com iogurte
Gelatina com iogurte

É uma opção saudável para quando surge o desejo por alimentos “proibidos”. Experimente adicionar-lhe canela.

É uma opção saudável para quando surge o desejo por alimentos “proibidos”. Experimente adicionar-lhe canela.

Última revisão: Setembro 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this