Alimentos que deve comer durante a menstruação

Saiba que alimentos deve comer durante a menstruação

Ter uma alimentação saudável nesta fase do ciclo é essencial, de modo a evitar carências nutricionais e a atenuar os sintomas provocados pelas alterações homonais. Saiba que alimentos deve comer durante a menstruação.

  • Adaptado a partir do livroDieta: Um Modo de VidaAna Bravo e Luís Matos (Arena)

  • EdiçãoRita AlvesJornalista

  • ColaboraçãoDra. Ana BravoNutricionista
  • Dr. Luís MatosNutricionista

Para saber o que comer durante a menstruação é preciso compreender esta fase do ciclo menstrual. A menstruação é a última etapa do ciclo menstrual. Acontece quando o óvulo não é fertilizado, levando a que o revestimento do útero (então preparado para uma eventual gravidez) seja expelido através da vagina, explica o site da Mayo Clinic. Nesta altura, os níveis de progesterona e de estrogénio descem, terminando, assim, um ciclo.

Tal como a síndrome pré-menstrual, também nesta fase existem sintomas característicos e o que comer durante a menstruação pode ter influência neste quadro. Há maior sensibilidade emocional e irritabilidade, e sensação de cansaço e dor (tipo cólica), que dependem da abundância do fluxo menstrual. Além disso, devido às perdas de sangue, há uma perda de ferro, que deve ser compensada através da alimentação. Daí a importância de saber o que comer durante a menstruação.

O que comer durante a menstruação

Os nutricionistas Ana Bravo e Luís Matos indicam, no livro Dieta: Um Modo de Vida (Arena), o que deve comer durante a menstruação para aliviar sintomas e não passar por carências nutricionais.

Fígado de porco, vaca ou vitela, e carnes vermelhas
Fígado de porco, vaca ou vitela, e carnes vermelhas

São ricos em ferro, essencial para compensar a perda deste mineral durante a menstruação. Mas atenção: por conterem gorduras saturadas, consuma-os com moderação.

São ricos em ferro, essencial para compensar a perda deste mineral durante a menstruação. Mas atenção: por conterem gorduras saturadas, consuma-os com moderação.

Ostras ou amêijoas
Ostras ou amêijoas

São, também, ricas em ferro, e o corpo tem maior facilidade em absorver este nutriente através de alimentos de origem animal. São boas opções para comer durante a menstruação.

São, também, ricas em ferro, e o corpo tem maior facilidade em absorver este nutriente através de alimentos de origem animal. São boas opções para comer durante a menstruação.

Leguminosas
Leguminosas

É o caso do feijão, do grão-de-bico e das lentilhas. São opções não animais ricas em ferro e, portanto, boas opções para comer durante a menstruação.

É o caso do feijão, do grão-de-bico e das lentilhas. São opções não animais ricas em ferro e, portanto, boas opções para comer durante a menstruação.

Hortícolas de folha verde
Hortícolas de folha verde

São também fontes de ferro. É o caso dos espinafres, da salsa ou dos coentros.

São também fontes de ferro. É o caso dos espinafres, da salsa ou dos coentros.

Alimentos ricos em vitamina C
Alimentos ricos em vitamina C

Quando aliados ao ferro de origem vegetal, estes alimentos facilitam a sua absorção. É o caso do quivi, papaia, laranja, limão ou morangos. Inclua-os na lista do que comer durante a menstruação.

Quando aliados ao ferro de origem vegetal, estes alimentos facilitam a sua absorção. É o caso do quivi, papaia, laranja, limão ou morangos. Inclua-os na lista do que comer durante a menstruação.

Pevides de abóbora ou de girassol
Pevides de abóbora ou de girassol

São um snack saudável. Opte por pevides sem sal e com casca. Assim, demoram mais tempo a ser comidas.

São um snack saudável. Opte por pevides sem sal e com casca. Assim, demoram mais tempo a ser comidas.

Pipocas
Pipocas

Preparadas em casa, sem sal nem açúcar, são uma forma de petisco saudável e um alimento que deve comer durante a menstruação.

Preparadas em casa, sem sal nem açúcar, são uma forma de petisco saudável e um alimento que deve comer durante a menstruação.

Gelatina com iogurte
Gelatina com iogurte

É uma opção saudável para quando surge o desejo por alimentos “proibidos”. Experimente adicionar-lhe canela.

É uma opção saudável para quando surge o desejo por alimentos “proibidos”. Experimente adicionar-lhe canela.

 

Última revisão: Setembro 2016

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