As bebidas vegetais são uma boa alternativa ao leite de vaca? E, entre as variedades existentes, qual a melhor opção?

  • PorCatarina MadeiraJornalista

São conhecidos como leites mas em comum com o leite de vaca as bebidas vegetais só têm o aspeto e o facto de poderem ser usados em algumas confeções culinárias. Produzidas através da adição de água a vegetais triturados (nomeadamente cereais, frutos secos e leguminosas), estas bebidas, embora ricas em termos nutricionais, não são equivalentes ao leite de origem animal: «O tipo de proteína é completamente distinto: no leite de vaca, as proteínas são completas, ou seja, possuem todos os aminoácidos essenciais. Também os minerais apresentam algumas diferenças, por exemplo, o ferro encontrado nos produtos de origem animal (heme) é muito mais absorvível pelo organismo, comparativamente ao ferro dos produtos de origem vegetal», explica a nutricionista Patrícia Segadães à Revista Prevenir.

Depois da embalagem ser aberta, as bebidas vegetais devem ser mantidas no frigorífico e consumidas em três a quatro dias

A especialista considera que o leite de origem animal pode não ser sempre a melhor opção, mas lembra que uma correta ingestão de produtos de origem animal e vegetal é importante para uma alimentação equilibrada. Quem optar por retirar os alimentos de origem animal da sua dieta deve ingerir outras fontes para compensar a ausência de alguns aminoácidos, ferro e cálcio.

8 bebidas vegetais que tem de conhecer

Bebida de soja

«É fonte de cálcio e vitaminas do complexo B. No processo de fabrico, a soja deve ser cozida de forma a retirar parte dos seus constituintes “antinutricionais” que afetam a absorção de nutrientes.»

Textura: «Aveludada, sabor intenso e um pouco amargo.»
Quem pode beber: «Bebés e crianças só devem beber ou comer produtos feitos a partir de soja sob recomendação médica: alguns estudos indicam que a soja pode ter efeitos sobre o desenvolvimento hormonal da criança. Outros relacionam o consumo excessivo de soja com efeitos indesejáveis na tiroide, pelo que pessoas com hipotiroidismo devem consumir esta bebida de forma moderada. São também cada vez mais as pesquisas que indicam que a ingestão de soja pode alterar o regular funcionamento do sistema hormonal feminino», pelo que deve ser consumida com moderação por mulheres.»
Kcal por 100 ml: Cerca de 60 kcal.

Bebida vegede amêndoa

«É uma excelente fonte de proteína vegetal, de minerais, como zinco, magnésio, potássio, e apresenta também um elevado teor em cálcio e de vitaminas do complexo B.»

A bebida de amêndoa é, na opinião de Patrícia Segadães, nutricionista, a bebida vegetal mais saudável e saborosa

Textura: «Cremosa e ligeiramente adocicada.»
Quem pode beber: «Todos os que não sejam alérgicos a este fruto seco.»
Kcal por 100 ml: 50 kcal.

Bebida de coco

«É muito rica em gordura de excelente qualidade. Por norma, as bebidas de coco à venda são compostas por uma mistura de bebida de arroz com coco.»
Textura: «Cremosa, adocicada e com um sabor a coco ligeiro, mas marcado.»
Quem pode beber: «Praticamente todas as pessoas, exceto as que tiverem alguma alergia ou intolerância a este alimento.»
Kcal por 100 ml: Cerca de 45 kcal.

Bebida de aveia

«É uma excelente fonte de fibra, sendo a bebida vegetal que mais oferece este nutriente. É também uma ótima fonte de selénio, magnésio, zinco e potássio.»

Textura: «Aveludada e sabor intenso.»
Quem pode beber: «Quase todos, exceto quem tem alterações intestinais e que, por recomendação médica, deva controlar o consumo de fibras.»
Kcal por 100 ml: Cerca de 45 kcal.

Bebida de quinoa

«Este cereal é muito rico em hidratos de carbono e apresenta um bom aporte de proteínas vegetais, ferro, fósforo e cálcio.»

A dose diária recomendada para o consumo destas bebidas é de 150 a 200 ml

Textura: «Leve e um sabor suave.»
Quem pode beber: «Dificilmente encontramos alguém a quem o consumo desta bebida não possa ser recomendado.»
Kcal por 100 ml: 60 kcal.

Bebida de millet

«É rica em proteínas, uma boa fonte de magnésio e fósforo e é pobre em gordura.»

Textura: «Aveludada e sabor intenso.»
Quem pode beber: «Todas as pessoas quase sem exceção.»
Kcal por 100 ml: 45 kcal.

Bebida de espelta

«Feita a partir de um tipo de trigo que contém mais proteína, vitaminas e fibras do que o comum.»

Textura: «Encorpada.»
Quem pode beber: «Todos, excepto intolerantes ao glúten
Kcal por 100 ml: 55 kcal.

Bebida de kamut

«Feita a partir de um tipo de trigo é rica em fibras e vitaminas.»

Textura: «Encorpada e de sabor marcado.»
Quem pode beber: «Todos, excepto intolerantes ao glúten. Os alérgicos ao trigo tendem a tolerar esta bebida.»
Kcal por 100 ml: 60 kcal.


A bebida vegetal ideal

  • Não contém açúcar ou qualquer aromatizante artificial.
  • Os teores do alimento que dá o nome ao leite (amêndoa, coco, kamut ou outro) devem ser superiores a 15 por cento.

Vale a pena comprar…

  • Bebidas vegetais combinadas?

Sim! Algumas bebidas vegetais combinam mais do que uma fonte vegetal, «o que as torna mais saborosas e interessantes do ponto de vista nutricional». Neste grupo, Patrícia Segadães elege as versões que juntam arroz com coco, arroz com avelã e arroz com amêndoa.

  • Bebidas vegetais com aromas?

Não! Segundo Patrícia Segadães «são péssimas. Qualquer produto ao qual é adicionado açúcar ou aromas artificiais está transformado numa má opção. É importante que leia o rótulo do seu produto e que verifique, na lista de ingredientes, se existe ou não adição de açúcar.»

  • Bebidas vegetais enriquecidas?

Não! Alguns destes produtos são enriquecidos em vitaminas e minerais, uma opção que, para Patrícia Segadães, não é necessária no caso de quem segue uma alimentação equilibrada: «O organismo tem muito mais facilidade em absorver estes nutrientes através de alimentos que os contenham naturalmente, comparativamente a alimentos enriquecidos artificialmente».


Como usar as bebidas vegetais na culinária?

  1. Embora estas bebidas não sejam, em termos nutricionais, análogas dos laticínios, podem tomar o seu lugar em receitas, tornando-as mais leves e mais fáceis de digerir. É o caso de pratos feitos com natas, molho branco ou bolos.
  2. Em geral, podem ser aquecidas, consumidas ao natural, com cereais, em batidos e utilizadas em diversas confeções culinárias.
  3. Dado o seu sabor intenso, podem não agradar ao paladar de todos. Pode adicionar-lhes canela, baunilha, café ou fruta fresca.
Última revisão: Dezembro 2014

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